Conheça o CTG
Patronagem
Participantes
Parceiros
Localização
 
CTG - 2011/2013
12ª REGIÃO - 2009/2011
MTG/SC - 2012/2014
 
Agenda do CTG
Pilchas Gaúchas
Horário de Ensaios
Agenda 12ª-RT MTG-SC
 
Bailes e Fandangos
Outros Eventos
 
Confraternização Social
 
Concurso de Prendado
 
Regulamento Artístico
Lista de Integrantes
Premiações em Concuros
 
Comunidades ORKUT
 
Tudo sobre Chapecó
Rodeio Nacional
Entidades Tradicionalistas
 
 
Notícias
Galeria de Áudios
Galeria de Fotos
 

Nome:

 

E-mail:

   
   
© 2009 CTG Herança Gaúcha
| créditos |
 
 Conheça o CTG

HISTÓRICO DO CTG HERANÇA GAÚCHA

 

Raízes no passado, olhos no presente e resultados no futuro.

 

Relembrado o recente passado do processo de colonização da região do oeste de catarinense com a chegada das famílias vindas do estado do Rio grande do Sul. Incentivadas pelas colonizadoras que acenavam para a possibilidade de uma vida nova em terras férteis, chegam nestas paragens os Gaúchos trazendo vivências, crendices, usos e costumes semeando o marco da tradição sulina.


Preocupados em não deixar no esquecimento essa cultura e o desejo que seus filhos de alguma forma tivessem contato com esta vivência, especialmente, aos valores artístico-culturais através da dança, música e poesia é que a união de sete famílias em 09 de fevereiro de 1988 funda o Grupo Artístico Herança Gaúcha.


E por que Herança Gaúcha?


A escolha do nome representa justamente isso, que mesmo sendo catarinenses, estas famílias buscavam transmitir e legitimar as futuras gerações o conhecimento dos costumes de nossos antepassados.


Hoje, comemora-se vinte anos de história, e nesta trajetória, mesmo que ainda pequena, muito se tem o que comemorar. Muitos foram os momentos difíceis, mas o desprendimento, a garra, a força de vontade e o árduo trabalho das muitas pessoas que durante este percurso protagonizaram foram imprescindíveis.


Por diversas vezes o CTG Herança Gaúcha, escreveu importantes capítulos na história do Movimento Tradicionalista Gaúcho catarinense, participando e destacando-se em eventos como: FECART (Festival Catarinense de Arte e Tradição Gaúcha); FENART (Festival Nacional da Cultura Gaúcha); Concursos Estadual de Prendas e Peões Barriga Verde. E de outros tantos eventos no cenário gaúcho, como grandes rodeios de expressão internacional, festivais de danças, participações inclusive, a eventos em países vizinhos, como Paraguai e Argentina. 


Outro grande ideal concretizado foi o I° Rodeio Artístico Nacional da Cidade de Chapecó no ano de 1999, o qual se fortaleceu e ganhou magnitude através das seis (6) edições realizadas, colocando a cidade de Chapecó na rota dos principais rodeios artísticos do sul do Brasil.


Muitos foram os títulos alcançados nesta trajetória vitoriosa com seus grupos de danças e, esta crescente evolução ao longo de sua história foi graças, ao empenho de seus instrutores e integrantes sempre procurando, alcançar a autenticidade seja na música, dança ou indumentária.


Hoje, portanto, somos uma entidade com aproximadamente, 80 famílias integradas através de seus quatro grupos de danças (mirim, juvenil, adulto e veterano), com o mesmo objetivo e sonho de seus idealizadores, ou seja, transmitir aos nossos filhos e às novas gerações o verdadeiro sentimento e amor vivido pelos nossos antepassados. 

 

“Da vontade de edificar uma grande família, com o intuito de cultuar e valorizar os costumes do gaúcho, é que nasceu o grupo Herança Gaúcha”.
 


Resultados do Festival
Site MTG-SC
Site CBTG
Saiba mais...
Click para baixar...
 PATROCINADORES
 PaRCEIROS  Apoiadores
Visite o site
Visite o site